Programas sociais apoiados pela Suzano celebram a importância do Cooperativismo
03/07/2021 08:20 em Política

A companhia tem promovido ações que visam o fortalecimento das associações atendidas por seus projetos e programas nas comunidades vizinhas de suas operações. 

 

Neste sábado (03), comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo. A Suzanoreferência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, celebra a data, que nasceu em 1923, e foi instituída oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1994, no centenário da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Também conhecida como #CoopsDay, a comemoração visa aumentar a conscientização das cooperativas e promover as ideias do movimento de solidariedade internacional, eficiência econômica, igualdade e paz mundial. 

“Reconstruir melhor juntos” é o tema deste ano, que reflete a importância de as corporações fomentarem a solidariedade e resiliência dentro do cenário da pandemia da Covid-19, oferecendo às comunidades das quais estão inseridas, uma recuperação centrada nas pessoas e ambientalmente justa. Na Suzano, a data ganha importância a partir dos resultados positivos de seus projetos e programas que envolvem as comunidades onde a companhia atua. Nos últimos anos a empresa adotou um método de atuação em três grandes linhas nos seus programas: produção, gestão e comercialização, focando na autonomia das famílias a partir da renda gerada pelos produtos da agricultura familiar. Esse esforço beneficiou em 2020 direta e indiretamente mais de 50 mil pessoas no estado do Maranhão e nas demais regiões de atuação da companhia, promovendo assim, um meio sustentável e gerando mais qualidade de vida para essas regiões em meio à pandemia.  

O Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) é um desses projetos e está presente em dez comunidades rurais vizinhas à unidade da Suzano em Imperatriz/MA, no qual busca potencializar as atividades de cada território com o apoio via assistência técnica e capacitação dos agricultores, incentivando a geração de trabalho e renda. Com consultoria especializada, as atividades do PDRT contemplam hoje 460 famílias na região. Todas as ações do programa têm como princípio a agroecologia e o cooperativismo.  

Domingas Alves da Silva Morais é agricultora e presidente da Associação de Agricultores do PA Amigos da Terra. Em um período de incertezas, ela viu a renda da sua comunidade ser transformada pelas ações realizadas pela companhia em sua localidade. “Temos passado por momentos difíceis devido à pandemia, e foi de grande importância todos os recursos disponibilizados pela Suzano, como o projeto de confecção de máscaras, que tem ajudado as mulheres a aumentar a sua renda, a assistência técnica, os implementos agrícolas, as máquinas que vieram para cá, as sementes, que ajudaram a aumentar a nossa produção e outros insumos. Tudo isso tem dado uma renda extraordinária para todos nós durante a pandemia da Covid-19”, ressalta a agricultora.  

Outro importante projeto é o Programa Extrativismo Sustentável, que apoia as comunidades a desenvolver o extrativismo sustentável do babaçu, açaí e de outras frutas nativas, com produção de diversos tipos de artesanatos que usam partes da palmeira do babaçu como matéria-prima, além da amêndoa do coco na produção de óleos, sabonetes, e de polpas, impulsionando o desenvolvimento sustentável, o crescimento da economia local e a garantia de renda para mais de 220 famílias presentes em oito comunidades atendidas pelo programa.  

“Em todos os programas, a Suzano tem o foco na autonomia das comunidades, tendo como base valores associativistas com o objetivo de garantir a sustentabilidade na cadeia de produção de cada organização, respeitando as individualidades e contexto de cada região. O objetivo é promover, em parcerias com as comunidades vizinhas, o desenvolvimento e o fortalecimento das associações para que elas tenham cada vez mais autonomia e independência em seus processos.” Ressalta André Becher, Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Imperatriz. 

Sobre a Suzano  

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br 

COMENTÁRIOS