Há 15 anos, a sanfona tocada por mestre Sivuca se calava
15/12/2021 21:53 em Variedades

Ecad faz levantamento sobre o artista e suas músicas mais tocadas nos últimos anos no Brasil

 

O artista se despedia aos 76 anos, no dia 14 de dezembro de 2006, em João Pessoa na Paraíba. A sua genialidade musical, no entanto, continua eternizada e suas composições e gravações continuam a tocar no Brasil e no mundo.

 

Em território nacional, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) apontou as músicas mais tocadas do compositor e multi-instrumentista nos últimos 10 anos e a liderança ficou com o clássico nordestino “Feira de mangaio”, feito em parceria com a esposa Glorinha Gadelha.

 

Essa música chegou a ser um dos sucessos da carreira da cantora Clara Nunes.

 

"Feira de mangaio" foi também a sua música mais gravada por outros artistas. Já entre os intérpretes que mais gravaram suas obras musicais, Leo Gandelman aparece em primeiro lugar, seguido por Clara Nunes.

 

Severino Dias de Oliveira, conhecido como Sivuca, tem 150 músicas e 627 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. A associação de música que representa o compositor é a Amar (Associação Músicos Arranjadores e Regentes), que repassa os valores em direitos autorais recolhidos pelo Ecad para a sua família.

 

Os seus herdeiros continuam a receber os direitos autorais por 70 anos após a sua morte, como determina a lei do direito autoral (9.610/98).

 

Nos últimos 10 anos, os segmentos de Shows, Música ao Vivo e TVs foram os que mais renderam valores em direitos autorais para o artista, representando quase 90% do que foi destinado a ele.

 

“Sivuca para sempre louvado. Jamais o esqueceremos”, disse Marcus Vinicius, diretor da Amar, associação que representa o artista.

Ranking de músicas de Sivuca mais tocadas nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo)

1 - Feira de mangaio - Glorinha Gadelha / Sivuca

2 - João e Maria - Chico Buarque / Sivuca

3 - Frevo sanfonado - Glorinha Gadelha / Sivuca

4 - Adeus Maria Fuló - Humberto Teixeira / Sivuca

5 - Cabaceira mon amour - Glorinha Gadelha / Sivuca

6 - Homenagem à velha guarda (instrumental) - Sivuca

7 - Mãe África - Paulo Cesar Pinheiro / Sivuca

8 - Folião ausente - Sivuca - No tempo dos quintais - Sivuca / Paulinho Tapajós

9 - O baile de bio Laurinda -Glorinha Gadelha / Sivuca

10 - Músicos e poetas - Sivuca

COMENTÁRIOS