ALERTA: Defesa Civil alerta para os riscos de afogamentos no Rio Tocantins
21/05/2022 06:03 em Política

A orientação é aguardar o rio recuar, pelo menos 70 centímetros, considerando que o ideal dois metros

Publicado por João Rodrigues

Enquanto prepara uma vasta programação para o período de veraneio 2022, em parceria com secretarias da administração municipal, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil alerta para os perigos de acidentes e afogamentos neste período no Rio Tocantins. Para chegar ao nível seguro ao banho o rio precisa recuar aproximadamente 2 metros.

O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, disse nesta sexta-feira (20), que nos últimos dias muita gente vem se deslocando de Imperatriz para o vizinho estado do Tocantins para banhos em locais onde começaram a surgir bancos de areia. A medida não é aconselhável em razão de riscos de afogamentos.

“Ao acessarem as praias em outros lugares as pessoas vão se deparar, ainda, com o nível do rio alto o que é muito perigoso. Apesar de o rio está cheio no outro lado (Tocantins), o terreno é bem íngreme, o que passa a falsa ideia de que o rio abaixou e é seguro, sendo que as pessoas que procurarem esses locais podem sofrer afogamento ou principio de afogamento”, alertou.

No lado maranhense, em Imperatriz, a mais recente medição feita pela Defesa Civil apontou que o nível da água está 1,3 metros acima do normal. Josiano Galvão revelou que o período de veraneio em Imperatriz será aberto entre os dias 20 e 25 de julho, quando o nível deverá ter recuado perto de 2 metros, o que é seguro para o banho das pessoas.

“Nós observamos que o nível ainda está 1,30 acima de zero, então tem que esperar baixar em média quase dois metros para começar as praias sendo que com o recuo de 70 centímetros já começam a aparecer os bancos de areia”, destacou.

Programação do veraneio

A programação do período de veraneio já vem sendo discutida e elaborada pela Prefeitura de Imperatriz em parceria com a Associação de Barraqueiros das Praias do Cacau e do Meio.

Josiano Galvão adiantou apenas que uma grande infraestrutura está sendo preparada para as praias. Na do Cacau, por exemplo, após a demarcação das áreas de banho será instalada a iluminação pública, presença de guarda-vidas, montagem de palcos que receberão shows e outros espaços que serão usados para a prática de atividades esportivas e acesso à área de lazer com ponte de ferro sobre o riacho Cacau.

A Associação de Barraqueiros ficou responsável por organizar seus filiados. Já a Secretaria de Desportos, Lazer e Juventude (Sedel) vai providenciar diversas competições em várias modalidades esportivas, e a Fundação Cultural ficará com a parte artística cultural, a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), de fazer ou melhorar o acesso da Defesa Civil com guarda-vidas e outras fiscalizações para prevenir acidentes. Várias outras secretarias estão envolvidas na programação além de órgãos como o Corpo de Bombeiros.

COMENTÁRIOS