Do Xaxado ao Lampião: espetáculos movimentam as noites teresinenses
09/03/2023 20:14 em Variedades

Para as apresentações em terras piauienses, o grupo pernambucano, que está há 28 anos no mercado cultural

 

O Teatro João Paulo II, no bairro Parque Ideal, na zona Sudeste de Teresina, o Grupo de Xaxado “Os Cabras de Lampião” está levando ao público, desde ontem, 8, dois espetáculos gratuitos que contam um pouco do Xaxado, dança típica nordestina e uma comédia que fala sobre a chegada do cangaceiro Lampião no inferno. 

 

Para as apresentações em terras piauienses, o grupo pernambucano, que está há 28 anos no mercado cultural, veio formado por 22 integrantes, sendo que aqui eles contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC).

 

O primeiro espetáculo apresentado por eles foi o musical “Os Cabras de Lampião”, que encantou as dezenas de pessoas que compareceram ao teatro, nele os artistas apresentaram aos piauienses um pouco do ritmo nascido no Pernambuco e que, mesmo com o passar dos anos, ainda encanta os teresinenses. Hoje (9), a partir das 19h30, o grupo volta a se apresentar gratuitamente, no Teatro João Paulo II, desta vez, com o espetáculo teatral “A chegada de Lampião no Inferno”, que tem classificação a partir de 13 anos.

 

De acordo com Ênio Portela, presidente da FMC, ambos os espetáculos são uma forma de proporcionar à população teresinense o melhor da cultura, além de servir como uma espécie de intercâmbio cultural, onde os artistas de fora se apresentam aqui e os daqui realizam apresentações em outros estados. Ele cita ainda que ontem, durante a primeira noite de espetáculo, o público compareceu ao teatro mostrando que a gestão municipal vem acertando ao intensificar as ações culturais pela cidade.

 

“Ontem foi um verdadeiro sucesso, o grupo “Os Cabras de Lampião” mais uma vez encantou os teresinenses com um espetáculo que tem a cara do povo nordestino. Vamos continuar a realizar essas intervenções por toda a cidade, inclusive buscando parceiros, a exemplo da Fundação Cultural Os Cabras de Lampião, e o Governo do Estado de Pernambuco, que contribuíram para a realização destes dois espetáculos no Teatro João Paulo II”, destacou Ênio Portela.

 

Para Cleonice Maria, coordenadora do grupo pernambucano, criado no município de Serra Talhada, essas parcerias fortalecem diretamente o setor cultural, garantindo uma maior integração entre o povo e os artistas dos mais diversos estados brasileiros. Ela cita ainda que sempre que o grupo vem ao Estado do Piauí eles são bem recebidos pelo público, fato que, segundo ela, dá mais ânimo aos integrantes do grupo cultural, que acabam fazendo questão de sempre retornarem a capital piauiense.

 

“Hoje encerramos nossas apresentações aqui em Teresina, tem sido gratificante para todos nós, e saímos daqui com a certeza que o povo é aberto a cultura e isso é muito importante para nós artistas, pois sabemos que sem o público, nós não teríamos viabilidade para dar continuidade ao trabalho de resgate cultural nordestina”, comenta Cleonice Maria.

 

O espetáculo de hoje é mais uma vez gratuito e o público interessado deve chegar ao local com 40 minutos de antecedência para resgatar o ingresso. O Teatro João Paulo II fica localizado na avenida Joaquim Nelson, no bairro Parque Ideal. Ele conta com grande estrutura de estacionamento, além de estar localizado em uma região com um polo gastronômico, onde o público pode aproveitar esses espaços após a apresentação.

COMENTÁRIOS