PRF afasta equipe que abordou lanterneiro, a quem acusa de cometer oito infrações
08/01/2023 15:39 em Policial

Motorista agredido é lanterneiro de 36 anos que reside no Jardim Aureny III. PRF diz que ele desobedeceu ordem de parada, trafegou na contramão, fechou viatura e fingiu estar armado

 

O Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Almir Eustaquio, disse que os quatro policiais envolvidos na abordagem a um homem de 36 anos, na noite de sexta-feira, 6, foram afastados de suas funções e terão as condutas investigadas pela corregedorias Regional e Nacional.

 

O homem abordado é um lanterneiro, negro, de 36 anos que trabalha em uma revendedora de carros de marca japonesa no Plano Diretor de Palmas.

 

Segundo o superintendente, o fato iniciou na na BR-010, após o condutor não obedecer a ordem de parada da equipe. A equipe passou a acompanhar o carro, um gol da cor preta, que, segundo a PRF, não tinha placa dianteira.

 

Para a PRF, o homem cometeu pelo menos oito infrações. “O automóvel trafegava na contramão por diversos quilômetros em alta velocidade, com faróis desligados, manobrou o veículo próximo a viatura, na tentativa de fechá-la, resistiu e não atendeu aos comandos dados”.

 

Para a PRF, o motorista “causou risco de acidente e causando risco iminente aos condutores e pedestres”.

 

Ainda de acordo com o superintendente, o lanterneiro teria alertado a equipe para não chegar próximo, pois estaria armado e iria reagir à abordagem. A PRF confirmou mais tarde que ele não possuía nenhuma arma. Conforme o órgão, o teste de bafômetro teve como resultado 0.46 mg/L, o que indica embriaguez.

 

Em nota, o Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do Tocantins (SINPRF-TO) afirma atuar junto com a Corregedoria Geral e o setor de Direitos Humanos da PRF "a fim de que a apuração do caso transcorra dentro da forma mais justa e transparente, garantindo aos envolvidos, o contraditório e a ampla defesa principalmente dos PRFs”.

 

Imputações da PRF ao lanterneiro:

- não obedeceu ordem de parada;

- fugiu na contramão;

- transitou com faróis desligados;

- manobrou veículo para fechar viatura;

- causou risco de acidente a pedestres e outros motoristas;

- resistiu à abordagem; - ameaçou estar armado;

- apresentou sinais de embriaguez (0,46 mg/L no teste).

 

Do "Jornal do Tocantins"

 

COMENTÁRIOS