Maranhão: Polícia Civil apura caso de adolescente apreendido por tentativa de massacre em escola
05/04/2023 13:13 em Policial

A apreensão do rapaz foi feita nessa terça; o alvo seria a UEB Rubem Teixeira Goulart

 

– No Maranhão, um adolescente, de 17 anos, foi apreendido ontem (4), suspeito de tentativa de massacre em uma escola pública da rede municipal de São Luís. De acordo com informações do 1º Batalhão Escolar da Polícia Militar, o caso aconteceu na UEB Rubem Teixeira Goulart, que fica na região do Turu. Segundo informações levantadas pelos policiais, o adolescente teria ameaçado realizar um ataque na escola em questão na próxima semana.

 

Em diligência, a guarnição do 1º BEPM procedeu com uma mediação de conflito, envolvendo a equipe pedagógica da escola, o pai e o próprio adolescente, que confirmou a suspeita e “enfatizou a intenção de dar continuidade ao seu plano, uma vez que já tentara executar anteriormente”, segundo a polícia.

 

O suspeito foi apresentado na Delegacia do Adolescente Infrator, sem lesões corporais, acompanhado de seus pais e da equipe técnica da secretaria municipal de educação.

 

Em nota, a Polícia Civil do Maranhão informou que a Delegacia de Adolescente Infrator (DAI) está investigando o caso, mas não deu detalhes que vai ser feito.

 

“A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informa que o caso ocorrido na UEB Rubem Teixeira Goulart, localizado no Turu, está sendo apurado pela Delegacia de Adolescente Infrator (DAI), sob sigilo.

 

Por ora, a DAI não irá se pronunciar em relação a nenhum caso específico de ameaças ocorrido no ambiente escolar”.

 

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por sua vez, informou que o adolescente foi suspenso e que as atividades na escola estão mantidas. Leia a íntegra:

 

"A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que, tão logo tomou conhecimento da ameaça de violência de um estudante da UEB Rubem Teixeira Goulart, na Cohab, acionou o Batalhão Escolar da Polícia Militar, o Conselho Tutelar e a família do estudante, que está suspenso das atividades escolares.

 

Uma equipe multidisciplinar também foi direcionada para o acompanhamento do caso e suporte à comunidade escolar. A UEB Rubem Teixeira Goulart segue com aulas normais".

 

Ameaças em escola de São Luís

 

Após casos de ameaça de ataque em uma escola da rede privada de São Luís, a Justiça autorizou, nesta semana, o procedimento de revista de bolsas e pertences de alunos, colaboradores e visitantes na instituição.

 

A informação foi confirmada por meio de nota pelo Colégio Literato. A medida, de acordo com a escola, “se trata de uma medida excepcional, autorizada judicialmente, e será executada com a indispensável discrição e cautela para que seja preservada a intimidade de nossos alunos e colaboradores”, diz em nota.

 

"Em razão dos últimos acontecimentos noticiados em rede social, com o objetivo de tranquilizar as famílias, alunos e a comunidade em geral, informamos que o Colégio Literato ingressou com ação judicial e obteve autorização judicial para promover a vistoria de pertences de alunos, colaboradores e visitantes quando achar necessário.

 

Ressaltamos que se trata de uma medida excepcional, autorizada judicialmente, e será executada com a indispensável discrição e cautela para que seja preservada a intimidade de nossos alunos e colaboradores.

 

O Colégio Literato reafirma o compromisso de mais de 40 anos com a qualidade de ensino e segurança em suas dependências. Solicitamos, também, aos pais que redobrem a atenção quanto ao uso das redes sociais de seus filhos".

 

Ao Poder Judiciário, a escola relatou ter ocorrido dois episódios recentes que indicavam uma tentativa de "massacre" nas dependências do colégio. Para tentar tranquilizar os pais e também estudantes e colaboradores, foi necessário buscar a autorização judicial para iniciar a vistoria de quem entra naquele ambiente escolar. A polícia investiga o caso. 

COMENTÁRIOS